Para onde vamos? Um comparativo entre a resposta dada pelo Espiritismo e a resposta dada por outras doutrinas espiritualistas.
Compara a ética das virtudes com as éticas dentológicas e as utilitaristas. Explica o conceito de virtude segundo a filosofia e o Espiritismo.
O que é justiça? Os conceitos de legalidade e equidade. Por que mesmo sendo justos ainda precisamos da amizade?
Apresenta o conceito espírita de felicidade e analisa as principais características da felicidade dos Espíritos Bons.
Analisa o conceito de religião, procurando responder à pergunta "O Espiritismo é uma religião? ", seguindo os textos de Allan Kardec.
Analisa os principais tipos de mediunidade e suas relações com o desenvolvimento moral do médium.
O que é prudência? O que é moderação? As relações entre essas virtudes e a conquista do equilíbrio na vida material e moral.
A lógica do processo de encarnação. Objetivos, necessidades e limites da encarnação e o esquecimento do passado.
Quem é Jesus na Visão Espírita? Espírito puro, Espírito de Verdade, guia e o modelo da humanidade.
No Livro dos Espíritos Allan Kardec escreveu: “Como especialidade, o Livro dos Espíritos contém a doutrina espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta.” e escreve também: "Só a ordem e a distribuição metódica das matérias, assim como as notas e a forma de algumas partes da redação constituem obra daquele que recebeu a missão de os publicar.”
As expressões ordem e distribuição metódica sublinhadas no texto acima são por demais sugestivas. Indicam que Kardec escreveu a obra fundamental da Doutrina Espírita segundo uma sistemática que é, ao mesmo tempo, filosófica, lógica e didaticamente bem ordenada.
É sobre esta ordem que Cosme Massi apresenta em seu seminário, uma forma simples e didática de estudar essa obra magna do Espiritismo.